Exposição - Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin, CCB, Lisboa, até 31 de agosto de 2025
A exposição Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin reúne 66 obras de 36 artistas, principalmente da Coleção Holma/Ellipse, mas também com contribuições da Coleção Berardo, Coleção Teixeira de Freitas, CACE, Casa das Histórias e da Galeria Filomena Soares. Incluindo suportes como pintura, escultura, fotografia e vídeo, o público é convidado a interpretar a intimidade como uma experiência compartilhada e em fluxo.
Intimidades em fuga vê a intimidade como a arte de contar e habitar a vida, revelando os hábitos, desejos e afeições, na sua tensão, no seu desequilíbrio e nas suas inclinações, que definem a nossa condição de interioridade. Divergindo da ideia de identidade, a intimidade aqui não é um ato de reclusão, mas sim uma expressão de ser, flexível e permeável ao mundo ao nosso redor.
A exposição recorre à obra de Nan Goldin para gerar outras fugas e explorar temas variados ligados à intimidade, das práticas expressivas de artistas femininas que desafiaram normas patriarcais até as tendências introspetivas do final do século XIX que culminam nas problemáticas tensionais do surrealismo e da psicanálise. Assim, a intimidade torna-se um ato político, transformando o privado em algo coletivamente vivido e moldando a nossa realidade compartilhada.
Curadoria de Nuria Enguita
24 de outubro de 2024 a 31 de agosto de 2025 - 10:00 às 18:30