Exposição, APNEIA, Patricia Almeida, RAMPA, Porto, até 21 de Dez 2024

Entre 14 de Novembro e 21 de Dezembro de 2024, a RAMPA expõe uma seleção de obras — produzidas entre 2012 e 2017 — de Patrícia Almeida (Lisboa, 1970-2017), fotógrafa, artista visual e co-fundadora da editora Ghost (2011).

A exposição inclui trabalhos da autora que refletem um olhar crítico e politizado sobre as consequências da austeridade económica durante a crise de 2008–2013. Através de um conjunto de fotografias, vídeos, instalação e publicações, traça-se de modo expressivo e eloquente o impacto dessas políticas sobre indivíduos, famílias, instituições e lugares. Neste contexto temático em particular, a sua produção não demonstra apenas uma motivação artística, mas acima de tudo a necessidade de posicionamento, como corpo político, individual e da família perante o colectivo.

Pretende-se criar um espaço de análise às formas como esses acontecimentos ainda se repercutem na atualidade, e a esperança de que é possível reagir e agir contra o peso, por vezes insustentável, dos acontecimentos.

Entre o ativismo explícito e os gestos subtis de resistência, o trabalho de Patrícia Almeida, oferece uma visão poética e crítica de como os corpos resistem e ocupam, de modo performativo, o espaço público e privado, desafiando as lógicas que tentam silenciar as suas vozes.

A exposição coloca cada visitante diante de uma realidade onde a apneia não é apenas um estado de espera, mas retomada de fôlego, um prelúdio para a ação.

+INFO

Próximo
Próximo

Exposição - Viviane Sassen, FOAM, Netherlands, until Jan 12, 2025