Exposição - Des-silenciar, Judite dos Santos e Júlia Ventura, CAV Coimbra, até 3 de Dez
DES-SILENCIAR – JUDITE DOS SANTOS E JÚLIA VENTURA
Judite dos Santos (Porto, 1945) e Júlia Ventura (Lisboa, 1952) são autoras que têm em comum o fato de terem iniciado as suas carreiras essencialmente fora de Portugal: a primeira nos E.U.A e a segunda nos Países Baixos.
Des-silenciar é uma exposição que resgata momentos decisivos nos respetivos percursos criativos, dando visibilidade à importância que estas artistas detêm no universo da fotografia contemporânea portuguesa.
Não se trata aqui de “des-silenciar” a presença que estas artistas inscreveram no contexto da história da arte nacional e que, em grande medida, é muito diferenciado: Judite dos Santos é uma artista com uma visibilidade ainda reduzida no nosso país, apesar de trabalhar continuadamente desde os meados dos anos setenta, quando se fixa em Nova Iorque, depois de uma infância e juventude passadas no Brasil.
Já Júlia Ventura tem mantido uma regular presença no circuito institucional português, com exposições antológicas no Centro Cultural de Belém e no Museu de Serralves, por exemplo.
Exposição - Des-silenciar, Judite dos Santos e Júlia Ventura, CAV Coimbra
curadoria de Miguel von Hafe Pérez
Patente até 3 de Dezembro.
Terça a Domingo | 14h - 19h