La Taille de ce vent est un triangle da l'eau - Manuela Marques. LOCO (2014)
La Taille de ce vent est un triangle da l'eau - Manuela Marques
O tamanho deste vento é um triângulo na água é retirado de um verso da escritora portuguêsa Fiama Hasse Pais Brandão e sua cota de mistério caracteriza bem o que envolve os trabalhos fotográficos de Manuela Marques.
Em La Taille de ce vent est un triangle da l'eau, as fotografias não seguem aqui nenhum movimento temático, cronológico ou narrativo, mas experimentam relações, movimentos e conexões entre as imagens. Através de uma grande variedade de temas: árvores, pedras, mãos ou gestos, Manuela Marques tende a questionar o que nós, espectadores, percebemos da realidade.
Acostumada a reunir registros de imagens de diversas naturezas (retrato, paisagem, natureza morta) e a criar situações fotográficas específicas, a artista, por meio da formulação plástica de sua obra, tende a questionar o que nós, espectadores, percebemos de uma realidade. Sua abordagem artística explora, portanto, lugares ou situações reais dos quais ela retira, como que por subtração, certos fragmentos com os quais brinca entre si ao montar uma exposição ou ao dispor um livro. Este livro revisita quase cinco anos de trabalho desde sua última grande monografia (Still Nox, Marval, 2008). Por meio de um layout original, ele põe em cena um processo de “desfocalização” da percepção: uma realidade frágil que é vislumbrada entre as coisas ou diminuída por primeiros planos desfocados.
La Taille de ce vent est un triangle da l'eau foi publicado por ocasião da exposição homónima que se realizadou na Fundação Gulbenkian, em Paris, de abril a julho de 2014 e no Centro Regional de Fotografia Nord-Pas-de-Calais em Douchy-les-Mines (dezembro de 2014 a fevereiro de 2015).
La Taille de ce vent est un triangle da l'eau
Manuela Marques
Texts : Sergio Mah, Michel Poivert
Graphisme : Frédéric Teschner
22 x 28 cm, 144 pages, 70 reproductions
reliée plein imitline + marquage,
Français / English
LOCO, 2014